Quais as principais causas de perda do valor das empresas? Há diversos motivos que levam as empresas à perda de valor.
A definição das causas de perda de valor facilita a avaliação de empresas.
Confira 14 causas de perda do valor das empresas:
1. Uso de padrões técnicos totalmente diferenciados dos concorrentes;
2. Passagem muito lenta entre pesquisa e desenvolvimento de produtos e sua efetiva comercialização;
3. Perda de fatia de mercado para concorrentes com ideias e produtos inovadores;
4. Não investimento na gestão da cadeia de suprimentos e em distribuição;
5. Superinvestimento em ativos;
6. Pobre definição de mercado;
7. Aumento ou antecipação artificial de faturamento para melhorar números contábeis;
8. Supervalorização de fusões e aquisições;
9. Uso de fundos corporativos para despesas pessoais;
10. Ausência de novas estratégias ou incursos em mercados diferentes de seu negócio principal;
11. Crença na eficácia dos cortes de custos;
12. Ênfase em números contábeis e não na criação de valor;
13. Manipulação fraudulenta de investidores;
14. Imobilidade, enquanto concorrentes mudam seus processos de negócios.
Quais dessas causas você considera mais importante?
Fonte:
SANTOS, José Augusto Rodrigues dos et al. Avaliação de empresas e análise de seus direcionadores de valor: um estudo de caso. 2006.
BOQUIST, John; MILBOURN, Todd; THAKOR, Anjan. The Value Sphere. Bloomington, IN: Value Integration Associates, 2000.
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